domingo, 8 de novembro de 2009
Valentim da Fonseca e Silva
Valentim da Fonseca e Silva, conhecido como Mestre Valentim, foi um dos principais artistas do Brasil colonial, tendo atuado como escultor, entalhador e urbanista no Rio de Janeiro. Era um artista que misturava o estilo rococó ao barroco.
Talha e escultura:
•Igreja da Ordem Terceira do Carmo: Trabalhou inicialmente em colaboração com José da Fonseca Rosa. Esculpiu elementos de talha da Capela-mor e a Capela do Noviciado dessa igreja.
•Igreja de Santa Cruz dos Militares: executou a talha do altar-mor e vários altares laterais da igreja. Também esculpiu duas estátuas de madeira de São João e São Mateus para os nichos da fachada, atualmente no Museu Histórico Nacional.
•Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Paula: Esculpiu vários altares, inclusive o altar-mor da igreja. Os altares foram depois alterados pelo escultor Antônio de Pádua de Castro, que completou a talha da igreja.
Urbanismo:
•Chafariz das Saracuras - Atualmente encontra-se na Praça General Osório, em Ipanema, no Rio de Janeiro. Trata-se de um obelisco sobre uma bacia de granito com quatro saracuras de bronze de onde jorrava água, hoje parcialmente descaracterizado.
•Passeio Público - entre 1779 e 1783, D. Luís de Vasconcelos e Sousa incumbiu Mestre Valentim de contruir um parque para a cidade, seguindo o exemplo do Passeio Público de Lisboa e dos jardins do Palácio Real de Queluz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário